Ter uma cópia completa do HD pode ser muito útil caso o seu PC venha a dar problema e o sistema operacional se recuse a carregar.

Criar uma imagem do disco permite que você restaure seu PC, caso algo de errado aconteça com seu sistema. Na teoria você precisará gerar uma imagem do seu disco rígido apenas uma vez. Isso porque não se deve confundir a imagem com o backup comuns, que  precisa ser realizado regularmente para garantir que você terá uma cópia atualizada dos seus dados.

A imagem tem o objetivo de manter um cópia fiel do HD – sistema operacional, configurações, aplicativos e tudo mais – que pode ser usada em diversas situações.

Se o disco rígido falhar, tudo o que o usuário precisa é copiar a imagem do disco no HD novo, restaurar os backups e pronto. Tudo estará resolvido.

Sem esta imagem, será necessário começar do zero. Instalar o sistema operacional, baixar todas as atualizações que existirem, refazer as configurações – rede, internet, etc -, instalar os aplicativos e só depois, recuperar os dados a partir do backup.

Existem muitos programas que clonam e restauram seu disco rígido, um dos mais indicados e gratuitos  é o Macrium Reflect Free

Flexível, o utilitário permite que o usuário escolha em qual tipo de mídia irá gravar os arquivos clonados de seu HD, tais como (DVD, drive externo e até mesmo dispositivos de armazenamento da rede.

Importante: antes de executar qualquer programa em seu computador, principalmente os que fazem alterações no Registro do Windows ou modifiquem informações em seu HD, lembre-se de fazer um backup de segurança do registro do sistema, criar um ponto de restauração e fazer backup dos seus dados.