O gerenciamento de discos e outros dispositivos de armazenamento é mais uma das principais tarefas do administrador de sistemas. Seja na instalação, manutenção ou resolução de problemas, particionamento e a criação e manutenção de sistemas de arquivos são tarefas extremamente comuns.

 

Discos e Partições

Partições são áreas contínuas do disco rígido que podem ser utilizadas para fins diversos, tais como a instalação de diferentes sistemas operacionais ou diferentes sistemas de arquivos para um mesmo sistema. O sistema de particionamento de discos permite o uso de apenas quatro partições, ditas como primárias. Para permitir um número maior de partições, foram criadas as partições estendidas, permitindo que a partição primária seja subdividida em partições lógicas.

 

Estratégias de Particionamento

O particionamento a ser utilizado depende da finalidade do sistema, não há uma regra que possa ser aplicada em todos os casos. De uma maneira geral, é conveniente que o sitema não resida em um único filesystem. A estratégia de particionamento deve contemplar:

Segurança: Diferentes sistemas de arquivos podem ser montados com diferentes permissões .
Conveniência: pode-se manter o conteúdo de certos filesystems na reinstalação do sistema.
Compartimentalização: restringe o tamanho de arquivos àqueles sistemas de arquivos. Além disso, danos ocorridos em um sistema de arquivos ficam restritos, não comprometendo o restante do sistema.
Flexibilidade: Permite utilização de diferentes tipos de filesystem, ou ainda destinar partições para fins específicos.
Desempenho: Sistemas de arquivos podem ser formatados com diferentes tamanhos de bloco de acordo com o seu uso, e o acesso a arquivos pode ser paralelizado em duas ou mais partições. O tempo de acesso a swap também é menor se ele residir em sua própria partição.
Robustez: O Conteúdo de uma partição pode ser replicado, utilizando Raid.

 

Dispositivos

Um dispositivo é todo o componente de hardware, e do sistema operacional. Um dispositivo é “algo especial” que é compartilhado com o Kernel, ou seja, um exemplo de dispositivo são as impressoras, CD-ROMs, modems, portas, mouse, HDs, etc. No Linux, os dispositivos físicos são tratados como arquivos. Estes arquivos são um tipo especial no sistema de arquivos e se encontram no diretório /dev. Utilizando o comando ls neste diretório, veremos que existem vários arquivos. Cada arquivo neste diretório
corresponderá a um dispositivo de acordo com o seu tipo.

Vejamos alguns arquivos do /dev e seus respectivos dispositivos:

/dev/hdXX: Aqui é correspondete as Interfaces IDEs, ou seja, tudo que tiver conectado nos cabos IDEs: Exemplos, podemos citar HD’s e CD-ROM’s. O xx significa qual IDE, onde o primeiro x corresponde a qual IDE, e o segundo x (opcional) corresponde a partição.

/dev/fdX: Aqui é o dispositivo equivalente ao drive de disquete, onde o x corresponde a qual driver. Caso você tenha apenas um drive, esse drive vai ser o /dev/fd0. Se tiver 2 drives, o primeiro será /dev/fd0 e o segundo /dev/fd1, e por aí vai.

/dev/ttyX: Quando você se loga no seu Linux, você acaba de se logar nesse terminal. Ou seja, um terminal serve para você se logar e usar uma shell (interpretador de comandos). O /dev/ttyX corresponde a cada terminal, onde X vai ser substituído pelo número do terminal (são dezenas se quiser).

/dev/ttySX: Portas seriais. Estas portas seriais correspondem ao modem, ao mouse, e outras coisas ligadas nas ‘COMs’.

/dev/lpX: Corresponde a porta da impressora ou porta de um serviço paralelo. X é o número correspondente a porta… 0 = LPT1 por exemplo.

/dev/plipX: Esse dispositivo corresponde a uma conexão de cabo paralelo. O X será o número correspondente a porta, como no exemplo anterior.
/dev/console: Este é um dispositivo especial, simbolizando os consoles (terminais nãográficos).

 

Gerenciamento de quotas de disco no Linux

Na tarefa de gerenciar servidores de arquivos ou de e-mail, certamente o
gerenciamento de quotas de disco poderá ser uma ferramenta muito útil para o uso racional do espaço em disco no seu servidor.
Com o sistema de QUOTAS de disco nativo do Linux, você poderá gerar
restrições por partição para cada usuário do seu sistema ou mesmo para grupos de usuários.