QR CODE

Indo direto ao ponto QR CODE é a sigla de “Quick Response” que significa resposta rápida. Em resumo é um código de barras, a diferença entre o QR CODE e o modelo tradicional é o seu formato 2D (duas dimensões). Um QR CODE pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum determinado site.

Este recurso foi criado em 1995 pela empresa japonesa Denso-Wave com o objetivo de identificar peças na indústria automobilística. Deste então sua aplicação vem sendo ampliada, sendo utilizado em muitas revistas, campanhas publicitárias, games entre outros.

Existem diversos aplicativos disponíveis na internet específicos para a leitura do QR code, quase todos os celulares atuais podem fazer uso destes aplicativos. A utilização do QR CODE tornou-se ainda mais popular após o aumento do uso da internet em celulares. A idéia do QR code é levar o cliente para um site, ou então trazer textos com informações do produto, curiosidades, e etc.

Existem diversos sites e aplicativos que auxiliam na criação de QR CODE, inclusive alguns gratuitos.

QR CODE não é visto com “bons olhos” por todos, algumas pessoas não aprovaram ou não visualizam vantagens na utilização deste recurso.

Após conhecer um pouco mais e realizar alguns testes você poderá definir em qual grupo de opiniões irá se enquadrar.

 
 

  Live no Facebook para todos

Facebook começa a liberar o Live para todos, ou quase todos.

O que é o Live? Fiz um post no dia 13-08-2015 falando sobre este recurso, confere lá.

O Facebook anunciou nesta semana, mas precisamente dia 17 de fevereiro, a extensão do Live para os usuários brasileiros de iPhone. Este recurso que tem como principal concorrente o aplicativo Periscope, do Twitter. Não conhece o Periscope? Também fiz um post, veja…

Resumidamente como funciona o Live: para iniciar a transmissão, basta um clique em Atualizar Status e tocar no ícone do Live Video. É necessário inserir uma pequena descrição e selecionar quem deve conseguir assistir à gravação. O recurso ainda possibilidade que o dono da transmissão veja quantas pessoas estão assistindo ao streaming e quem acabou de entrar. Os amigos podem fazer comentários e o autor do vídeo pode curti-los.

 

  WhatsApp Web

Demorou um pouco mais agora esta disponível também para iPhone.

Esta versão “WhatsApp Web” possibilita o uso do aplicativo via browser (navegador). Ou seja as mensagens instantâneas podem ser recebidas e enviadas através do computador e não somente pelo telefone como até então.

Para esta solução a Apple ficou atrás dos Nokia, Blackberry, Windows Phone,  e dispositivos Android, que já permitiam o uso desde recurso.

Para saber se seu dispositivo já está com esta versão siga os passos abaixo:

  • Abra o WhatsApp;
  • Vá em “Ajustes”
  • Verifique se aparece a opção “WhatsApp Web”.


Como utilizar o recurso:

Após atualizar o aplicativo em seu celular acesso o endereço abaixo em seu navegador:

https://web.whatsapp.com/

Através deste link você terá acesso ao QR Code necessário para a utilização da plataforma, conforme demonstrado na imagem:

Em seu celular, acesse o menu “Ajustes” e encontre a opção “WhatsApp Web”. O aplicativo vai abrir a câmera traseira e funcionar como um leitor de códigos QR.

Em seguida escaneie a imagem do computador e espere a página atualizar (geralmente levará apenas alguns segundo)

Após este procedimento seu WhatsApp Web estará configurado para ser utilizado no computador.

Importante: é necessário manter o aparelho conectado à internet e o aplicativo configurado no smartphone para que o WhatsApp Web não perca a conexão e deixe de funcionar.

 

 

 Facebook e Transmissão LIVE

Na intenção de competir com o PERISCOPE (já demonstrado em posts anteriores) o Facebook disponibilizou a possibilidade de transmissões ao vivo na time line – Facebook Mentions.

Mas esta plataforma até o momento está disponível apenas para celebridades, esportistas e políticos. A novidade vem sendo comentada desde julho de 2014, mas só agora está ficando popular ao grande público.

Decorrente do sucesso do Live, o Facebook bem buscando recursos e melhorias em sua plataforma para competir na maior tendência da atualidade, os vídeos em streaming.

Como explicado por Vadim Lavrusik, gerente de produto do Facebook, “Live é um imersivo e autêntico modo de acompanhar, conectar pessoas públicas que você gosta, em tempo real. Se você não curtir transmissões ao vivo, poderá assistir ao vídeo depois na fanpage do ídolo.

Mas não basta apenas ter um número expressivo de seguidores ou contatos para ter acesso ao Mentions, é necessário que a pessoa tenha um perfil verificado, recurso que é oferecido a personalidades famosas para que elas possam atestar que as suas páginas no Facebook são oficiais.

Entendo um pouco melhor

Todas as personalidades que você segue ou venha seguir, poderão gerar vídeos e os mesmos aparecerão no seu Feed de Notícias como um vídeo comum. A diferença é que ele será em tempo real. Além disso, durante a transmissão você poderá curtir, comentar, compartilhar o link para streaming e a ferramenta irá mostrar quando algum de seus amigos ou outras figuras públicas começarem à assistir ao vídeo.

Assim como acontece no Hangouts, também será possível assistir ao vídeo depois, caso você não consiga vê-lo no momento da transmissão.

No Brasil os primeiros a testar o recurso foram os jornalistas Marcelo Tas, Ricardo Boechat e Ana Paula Padrão e o jogador de futebol Kaká. Outros que devem disponibilizar vídeos ao vivo em breve são Carlos Burle, Rafael Cortez e Família Schurmann.

Até o momento não se fala em liberar este recurso para o grande público.

 13-08-2015

 

 

  InfoGráfico

Podemos definir como um aglomerado de ilustrações explicativas sobre um determinado tema ou assunto.

Infográfico = palavras + informação + desenho +  imagem + representação visual.

Ou seja, desenhos e/ou imagens que, com o auxilio de um texto, explica ou informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto.

Outro conceito:
“Tudo deve ser explicado, esclarecido e detalhado – de forma concisa e exata, numa linguagem tanto coloquial e direta quanto possível […] O didatismo deve estender-se também à disposição visual do que é editado. […] A apreensão pelo leitor deve ser fácil, clara e rápida. […] A rigor, tudo o que puder ser dito sob a forma de quadro, mapa, gráfico ou tabela não deve ser dito sob a forma de texto. (SILVA, 2005 apud TEIXEIRA, 2011, p. 25).”

Os mapas são bons exemplos do inicio da ideia de infográfico.

Algumas situações em que pode ser interessante utilizar Infográficos:

– Apresentação de dados de pesquisa
– Simplificar conceitos complexos
– Como funciona um produto ou serviço
– Comparações
– Fatos interessantes
– Evolução
– Quando as palavras não o suficiente
– Chamar a atenção

Após o entendimento correto sobre Infográfico, você poderá criar utilizando vários recursos e ferramentas, inclusive de maneira manual como forma de “cartazes”, excelente opção para ser utilizada em sala de aula.

Mas para quem gosta de informatizar seus processos, seguem algumas sugestões de soluções que auxiliam na criação de Infográficos:

PowerPoint: Office
Sim, é isso mesmo, com um pouco de criatividade você pode criar ótimos Infográficos utilizado o PowerPoint.

PikToChart
Necessita de login.
Apresenta três modalidades de uso: gratuita, mensal e anual.
Na versão gratuita do são disponibilizados cinco temas que podem ser personalizados.

Visual.Ly
Necessita de login.
Completamente gratuito e funciona de uma forma muito simples: existem várias categorias que contam com templates pré-definidos.
Grátis

Infogr.Am
Necessita de login (pode ser feito através das redes sociais).
Apresenta um painel muito simples onde basta escolher o template e começar a desenhar.
Depois poderá trabalhar com as imagens criadas pelo template ou acrescentar mais alguns pontos ao seu infográfico.
Grátis

Tableau Public
Cria praticamente sozinho os infográficos e gráficos que você precisar, basta inserir os dados.
Grátis para teste.

Venngage
Com o Venngage, o usuário pode criar os seus próprios infográficos utilizando dezenas de imagens, customizando fonte, tamanho e cores. É uma ótima ferramenta para estilizar e inovar nos infográficos.
Grátis

Dipity
Muito bom para criar uma linha do tempo, esquemas de “timelines” criativos e didáticos.
Grátis (alguns temas)

Existem várias outras ferramentas, soluções que podem ser úteis na criação do seu Infográfico. Qual utilizar vai depender da sua necessidade e gosto.

Exemplo simples de Infográfico:
(estas informações foram extraídas de uma apresentação que utilizei durante reunião)

 

 

 EVERNOTE

Você tem muitas atividades no seu dia a dia? E estas atividades fazem com que você precise anotar vários lembretes, textos importantes, lista de compra, links e vídeos legais para ver depois, imagens para utilizar naquele relatório ou trabalho acadêmico? O que você acha de reunir e organizar todas estas informações em um só lugar?
Veja o Post e conheça…

 

 

CENTRALIZADOR de Hashtag “#”

Você já ouviu falar do http://cur.to/ ? Serve como um centralizador de Hashtag “#”.

Como fazer:
Basta você criar (bolar) uma Hashtag como por exemplo #gabrielborbateste
Em seguida podes acessar o link http://cur.to/ seguido da sua #. Seguindo o exemplo ficaria desta forma:
http://cur.to/gabrielborbateste
Desta forma você conseguirá monitorar em um só lugar tudo o que esta sendo comentado nas Mídias Sociais com o uso da Hashtag “#” escolhida. Conforme demostrado na imagem abaixo.
Dica bem simples, mas que pode ser bem útil para seu evento.