Quando a Tecnologia faz a diferença positivamente

Você já imaginou cantores de épocas diferentes cantando junto?
Se já pensou saiba que isso “é possível”, veja um exemplo:

Elvis morreu em 1977, sua filha Lisa Marie nasceu em 1966. Com a tecnologia de hoje, foi possível reuni-los em uma única canção. É difícil de acreditar que se trata de uma montagem. A reação do público quando Lisa Maria entra em cena e a maneira como ela canta são fantásticas. Ainda mais se levarmos em consideração que há a diferença de 40 anos entre as gravações originais. Ele gravou em 1968 e ela em 2008.


Você Conhece mais algum exemplo como este?
Deixe seu comentário.

 

 

 Da série: A música não escolhe ninguém

Neste final de semana (27,28/02) participei do TEDxBlumenauSalon, um ótimo evento.
Na tarde de ontem (28/02) o assunto foi Música: manifestações do ser. O Evento contou com a participação dos Speakers:

Alexandre Duayer: Já foi parte efetiva da equipe do NX Zero, D2, Lulu Santos e O Rappa.

Danilo Souza: Compositor, foi baixista por 10 anos da “Madalena 19”, o embrião do que viria a ser “O Teatro Mágico”.

Giba Moojen: Formado em Música, é produtor e apresentador do canal “Nossa Toca”.

Leonardo Biz e Kaiser Novelli: O “hobby” de uma produtora virou emprego em tempo integral, que virou o Ahoy! Tavern Club e o Factory Coffee Bar.

Fonte: http://tedxblumenau.com.br/salon/ (29/02/2016).

Após esta breve contextualização irei ao foco, durante a viagem de volta para casa vim pensando enquanto dirigia que se tivesse escrito os dois últimos posts Musicas em Versões Coletivas e A música não escolhe depois da participação no evento os textos não teriam ficado em tanta sintonia com o que foi apresentado pelos Speakers.

Fiquei feliz em saber que outras pessoas pactuam da mesma forma de interpretar a música que eu.

A música nasce das formas mais estranhas, inesperadas e sinceras possíveis, em sua grande maioria em uma situação ou entre sentimentos de certa forma egoísta. Como assim egoísta? Você pode se perguntar. Tentarei explicar, quando a música é escrita, a verdadeira música, o foco não está nas paradas de sucesso, não esta nos discos de ouros, claro que este pode ser um desejo, mas não o foco. O foco geralmente está em um sentimento, em uma realidade do compositor para si mesmo ou até para uma ou umas poucas pessoas.

Mas o que acontece é que essa musica poderá chegar à pessoas dos  quatro cantos do mundo, e ainda melhor, poderá significar muito para estas pessoas. Foi por este motivo que mencionei no ultimo post “ a música não escolhe nada nem ninguém, somos nós que a escolhemos”.

Na tentativa de demostrar a sintonia do que penso com o que foi apresentado neste último TEDxBlumenau, irei compartilhar um dos Talks que foram apresentados durante o evento.

O Impacto da música na vida das pessoas: Thedy Corrêa at TEDxLacador

E por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer a toda a equipe do TEDxBLumenauSalon pela oportunidade e parabeniza-los pela excelente organização. E sobre TEDxBLumenauSalon Educação? Este será assunto para um outro post.

 

 

 A música não escolhe

No meu último post sobre música citei o pensamento “O QUE NÃO SE PODE FALAR, O QUE NÃO SE QUER DIZER, SE FAZ ENTENDER PELA MUSICA”.

E hoje enquanto buscava algumas outras informações para o blog encontrei mais uma ótima comprovação que a essência desta frase é verdadeira.

Um vídeo da série Glee, uma série de televisão criada e produzida por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan para a Fox Broadcasting Company. A série foi exibida em mais de 60 países entre 2009 e 2015.

Sobre o vídeo penso que não preciso comentar, assisti-lo será o suficiente.

GLEE Imagine (Official Music Video)

A música não escolhe idade, cor, sexo ou crenças. Na verdade a música não escolhe nada nem ninguém, somos nós que a escolhemos e nos apropriamos de algumas para dar significado e ou sentimentos a determinados momentos de nossas vidas. A música da minha infância, a música do meu relacionamento, a música da despedida, enfim a música.

Indiferente de quem e como somos, temos música em nossas vidas e elas geralmente tornam os momentos mais felizes, mais marcantes, mais suaves.

 

 

 Musicas em Versões Coletivas

Na minha adolescência, quando iniciei minhas primeiras aulas de música, li em algum lugar a seguinte frase de autor desconhecimento “O QUE NÃO SE PODE FALAR, O QUE NÃO SE QUER DIZER, SE FAZ ENTENDER PELA MUSICA”.

Desde o instante que li esta frase sempre significou muito para mim, por motivos diversos.  Lembro que escrevi a mesma na capa do meu primeiro caderno de cifras (momento nostalgia).

Com o passar do tempo, estudando cifras e partituras aprendi também que a música é uma das poucas Linguagens Universais.

É por este e vários outros motivos que uma roda de música é sempre tão divertida e eclética. É por este motivo também que temos músicas que nos acompanham por toda a vida. Ou você nunca se questionou porque conseguimos lembrar de tantas músicas, novas, antigas, modernas, bregas e ao mesmo tempo em alguns casos é tão difícil lembrar da Formula de Bhaskara? Você lembra? Talvez não, mas da música Boate Azul provavelmente sim.

Enfim, poderíamos falar muito sobre este assunto, mas deixarei o texto para outro momento e irei compartilhar alguns vídeos (talvez já conhecidos) que demonstram muito bem esta coletividade e universalidade.

Stand By Me
Música sendo tocada e interpretada coletivamente por várias pessoas de diferentes regiões. Musica da década de 60 que ficou ainda mais conhecida após ser gravada pelo ex-beatle John Lennon.

 

Toca Raul
Até a Tsubasa Imamura (Japonesa) quis tocar Maluco Beleza, uma das músicas mais executadas de Raul Seixas.

 

Só temos um violão
Reuniu os amigos e percebeu que só tem um instrumento? Não tem problema, a música não é egoísta.

 

 Áudio Binaural – Você já ouviu?

Se você gosta de ouvir áudios de ótima qualidade irá curtir estas informações. Pegue seu FONE e continue lendo.

Um excelente exemplo de sensores complexos são nossos ouvidos. Através deles conseguimos captar os mais diversos sons que nos rodeiam. Mas você já parou para pensar porque temos dois ouvidos? Será que apenas um não seria o suficiente?

Com base em vários estudos a resposta é NÃO, nossos dois ouvidos permitem que o som seja de tal forma que nosso cérebro consiga construir uma imagem tridimensional do som, ou seja, detectar onde está a origem do som.

E isso é possível porque cada ouvido consegue detectar variações, mesmo que pequenas, na intensidade da onda sonora. Desta forma nosso cérebro consegue processar essa diferença e criar a audição espacial.

O primeiro uso da gravação binaural foi feito em 1881, em um sistema conhecido como Théâtrophone.

Em resumo uma gravação de um áudio binaural consiste na tentativa de simular a captação de sons pelo ouvido humano. Por isso, são necessários dois microfones, posicionados a cerca de 18 centímetros de distância um do outro. Porém, apenas isso pode não bastar. Assim, muitos microfones profissionais, projetados especialmente para a gravação de áudio binaural, são montados dentro de um molde de cabeça humana.

E para ouvir este tipo de gravação é necessário um fone de ouvido, pois o efeito 3D não será percebido se o áudio for tocado em speakers normais, como os das caixinhas de som conectadas ao computador.

Muitos artistas já exploraram as capacidades das gravações binaurais. Mais recentemente, a técnica foi empregada em algumas canções de “Binaural”, álbum gravado em 2000 pela banda Pearl Jam. Entre elas está a música “Of the Girl”, que foi trilha do filme “Onde os fracos não têm vez”. Alguns games também utilizam essa técnica de gravação e muitos deles são para o iPhone. Um título, em especial, merece menção: Papa Sangre. Sem vídeo, o jogador deve confiar apenas na audição para sobreviver.

Confira abaixo alguns exemplos, mas lembre-se de utilizar o fone de ouvido.
Para realmente aproveitar todo o potencial do vídeo, é indispensável usar fones de ouvido com boa qualidade. De preferência, aumente o volume a uma altura elevada (porém não desconfortável) e feche os olhos — se possível, certifique-se de estar em um ambiente quieto em que não haja qualquer possibilidade de interferência externa.

Veja como surge uma gravação Binaural:

 

   Você curte a Banda Foo Fighters?

Tem muita gente que sim e a prova disso é que na cidade de Cesena,  na Ilália um grupo de mil músicos se reuniu para prestar uma homenagem à banda.

A intenção foi chamar a atenção de Dave Grohl e Cia e convencê-los a se apresentar na cidade. A música escolhida para a homenagem foi ‘Learn to Fly’, um dos principais sucessos da banda americana.

A gravação desde encontro está “bombando” na internet com mais de 4.317.454 visualizações. Ao final na música um dos organizadores do projeto explica que o mesmo vem sendo idealizado há cerca de um ano e que fãs do grupo, de todas as parte da Itália, viajaram até Cesena custeando as próprias passagens. O apelo foi batizado de ‘Rockin1000’, até o momento a banda ainda não se pronunciou sobre o pedido.

Confira abaixo o vídeo com os mil fãs tocando ‘Learn to Fly’, do Foo Fighters:
https://www.youtube.com/watch?v=JozAmXo2bDE

Quer saber um pouco mais?
Foo Fighters é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos formada pelo ex-Nirvana Dave Grohl e Pat Smear em 1994 . Seu nome é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs. A banda atingiu sucesso internacional, lançando vários hits incluindo “This Is a Call”, “Everlong”, “Learn to Fly”, “All My Life”, “Times Like These”, “Best of You”,”My Hero” e “The Pretender”. Quatro de seus álbuns, There Is Nothing Left to Lose, One by One, Echoes, Silence, Patience & Grace e Wasting Light ganharam o Grammy por “melhor álbum de rock”.

 

INCREDIBOX

Este post é para você que curte beatbox.

Com o INCREDIBOX você poderá criar seu próprio beatbox, com uma disponibilidade de vários efeitos vocais e personagens com aparência diferente.

Funciona de maneira bem simples: basta você escolher um ícone abaixo e arrastar para o boneco. Ele vai começar a cantar aquela batida e em seguida já surge outro “rapper” e assim segue. As combinações e batidas poderão ser as mais diversas dependendo da sua imaginação. Você também poderá gravar sua música, clicando ali em “Record” e depois baixá-la, podendo também compartilhar ou dar raplay na música. Fazendo seu próprio repertório.

Na parte superior da página tem o botão pra ir pro TOP 50, lá vai estar as músicas criadas mais escutadas

Segue o link: www.incredibox.com

Só não vai ficar viciado hein!!!

 

“Minions” e Michel Teló

Modao – Sertanejo Universitário – Tema de Filme “infantil”

A Universal Pictures escolheu Michel Teló para dar voz a versão em português de “Yellow Mellow”, canção-tema do filme dos Minions.

99,99% de certeza que você já tenha visto alguma destas criaturinhas

Os Minions são criaturas amarelas que fizeram o filme Meu Malvado Favorito ser ainda mais divertido e que agora ganharam um filme só para eles.

Veja o videoclipe especial com o sertanejo para “Yellow Mellow”

A versão brasileira da animação conta com dublagens de Adriana Esteves e Vladimir Brichta e chegará aos cinemas na próxima quinta-feira, dia 25.

A maneira que você assisti seus vídeos na internet (youtube) está mudando.

No lançamento de sua nova música “Waiting For Love”, Avicii inovou e lançou um vídeo interativo onde as imagens podem ser observadas nun ângulo de 360º. Para utilizar o recurso é preciso clicar no circulo no canto esquerdo superior do vídeo.

O recurso fica ainda mais interessante quando utilizado via celular, quando estiverem assistindo, experimente movimentar (girar) o celular para os lados, para cima e para baixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *