Você sabe o que é? Sabe Fazer? Já utilzou?

O conceito Webquest teve origem em 1995 através do professor da universidade estadual da Califórnia (EUA), Bernie Dodge. Sua intenção foi criar possibilidades para a utilização da internet de forma criativa.
Em resumo Webquest é uma atividade investigativa, que tem como principal características a interação entre aluno, conteúdo e pesquisas na internet.

 

Na prática

Através de uma webquest (WQ), deve ser proposto aos alunos o desafio de resolver um determinado problema, sendo que terão como recurso central a pesquisa na internet, e serão guiados, auxiliados por critérios e perguntas específicas. Esta ferramenta traz melhores resultados quando utilizada em grupos. Resumidamente uma webQuest possibilita que alunos, público em questão, desenvolvam a capacidade de pesquisas assuntos na internet (mantendo o foco), encontrar informações e transformá-las em conhecimentos necessários para resolução de problemas.

Existem vários recursos e ferramentas que auxiliam na criação de Webquests, mas mais importante que os recursos é o planejamento e a criatividade utilizada durante a criação das mesmas, para que ocorra o interesse e engajamento do público (aluno).

 

Estrutura de uma Webquest

A Webquest possui uma estrutura que contém sete tópicos básicos. Mas ter sete tópicos (etapas) não é uma regra, após conhecer o real conceito e objetivo de uma WQ e adquirir uma certa experiência estas etapas e recursos poderão ser incrementados.

Os tópicos básicos

Introdução: Apresentação do assunto de maneira breve onde deve ser proposto questões que irão fundamentar o processo investigativo. Momento onde a curiosidade dos alunos sobre o tema proposto deve ser despertada

Tarefa: A ação, o que é para fazer. Onde de forma clara deve propor a elaboração de um produto criativo que entusiasme, motive e desafie os alunos.

Processo: Demonstrar o caminho. Como os alunos irão proceder para desenvolver a Tarefa, o passo-a-passo, a dinâmica da atividade, e os Recursos são informações que permitem concretizar a Tarefa.

Fontes de informação: As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa. Estas fontes costumam ser parte integrante da seção processo, mas também podem constituir uma seção separada.

Avaliação: Neste momento deve ser apresentado aos alunos (com clareza) como o resultado da Tarefa será avaliado e que fatores serão considerados. Tais critérios (indicadores) devem estar claramente estabelecidos e de acordo com os seus objetivos.

Conclusão: Resumo do propósito geral do que foi aprendido. E importante também indicar neste momento como o aluno poderá continuar a estudar o assunto. Convidá-lo para aprender mais.

Créditos: Referências aos autores da Webquest, instituição em que foi elaborada, nível de escolaridade ou faixa etária a quem se destina, fontes das figuras ou textos utilizados, data da elaboração.

Um pouco mais sobre tarefas

As tarefas podem ser as mais diversas, simples, complexas, individual, em equipe, colaborativas entre outras.
Alguns modelos:

  • Tarefas de Recontar
  • Tarefas Analítica
  • Tarefas de Compilação
  • Tarefas de Mistério
  • Tarefas de Julgamento
  • Tarefas Jornalísticas
  • Tarefas Científicas
  • Tarefas de Persuasão
  • Tarefas de Planejamento
  • Tarefas de Produtos Criativos
  • Tarefas de Construção de Consenso
  • Tarefas de Auto-conhecimento

 

Etapas da elaboração

Alguns passos importantes que devem ser realizados antes de iniciar uma webquest:

Planejar: Momento de definir o conteúdo da webquest. Criar um pequeno roteiro de elaboração da WQ.

Formatar: E o aspecto editorial da elaboração. É o momento de inserir o conteúdo dentro das seções, Introdução, Tarefa, Processo, Avaliação, Conclusão e Créditos. Aqui é o momento de incluir imagens (sempre que possível), revisar e dar acabamento na webquest.

Publicar: Disponibilizar a webquest online, possibilitando que a mesma possa ser acessada e utilizada pelas pessoas, na Internet.

 

Outros incrementos

Podemos deixar nossa Webquest ainda mais interessante utilizando alguns incrementos, como por exemplo:

  • Discussões em grupo, embora possam ser imaginadas investigações individuais aplicáveis na educação à distância e ao ambiente de bibliotecas.
  • Link para conferência on-line podendo utilizar áudio e/ou vídeo.
  • Os alunos podem receber um papel (personagem) que deverão desempenhar durante todo o processo (cientista, detetive, repórter, técnico, entro outros). E ainda criando uma personalidade fictícia com a qual os participantes deverão interagir via e-mail, e apresentado um cenário dentro do qual os participantes irão trabalhar.
  • Criação de um produto de aprendizagem on-line ou off-line.
  • Trabalhar simultaneamente com o wiki, blog, e outras mídias disponíveis.
  • As Webquests podem atender uma disciplina, conteúdo ou podem abranger uma abordagem multidisciplinar (o que é muito legal e interessante).

 

Não esqueça de Revisar

Antes de publicar, compartilhar a Webquest é importante garantir que está tudo funcionando. Então é de suma importância verificar se todos os recursos e links estão funcionando.

Nos próximos posts irei demonstrar como fazer (o passo a passo).Integração de Webquest com outros formulários do Google para melhorar a integração e participação dos alunos.

VEJA O PASSO A PASSO…

4 thoughts on “WebQuest (WQ)

  1. Bom dia Gabriel! Tudo bem?
    Quero parabenizar pela constante inovação com novas ferramentas para que docente e aluno tenham melhores condições de desenvolver um aprendizado consistente e criativo.
    Estamos juntos para podermos desenvolver e melhorar os ensinamentos a nossos alunos.
    Obrigado.

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